Nossa aventura iniciou no sábado, dia 11/11, de manhã bem cedo. Carregamos o carro e partimos rumo a cascata do Chuvisqueiro, uma cachoeira maravilhosa de 70m de altura, no município de Riozinho, a 80Km de Novo Hamburgo.
Primeiramente, escolhemos um lugar para o churrasco, que não pode faltar em ocasiões como esta, e como não fui eu que fiz, posso dizer que estava muito bom. Após o almoço, curtimos um relax e apreciamos o lugar que é muito bonito!
Em seguida, eu e meu irmão Tiago Menezes começamos a nos preparar para o nosso mergulho. A “equipe de apoio”, formada pela Ângela, Janice e Allan, aproveitou pra curtir a paisagem, tirar fotos e ler um livro.
Montados e checados os equipamentos, caímos na água, que estava a uma agradável temperatura de 17°C, “rsrsrsrsrsrs”, e visibilidade de 1,5 a 2m, mesmo assim, conseguimos ficar 23 minutos mergulhando e olhamos todos os cantos do lago, que deve ter em torno de 12m de comprimento por uns 5m de largura e uma profundidade máxima de 5m.
O fundo é composto de pedras e em algumas partes de areia bem grossa, onde podemos ver alguns jundiás (um tipo de bagre para quem não conhece) escondidos nas pequenas tocas, muitos cascudos, cardumes de lambari e, em grande quantidade, uma espécie de marisco, preso às pedras no fundo e coberto por uma camada de sedimentos.
Após o mergulho, fomos explorar mais o local, seguimos a estrada e em alguns minutos chegamos à trilha que leva ao local onde é possível olhar a vista de cima da cachoeira... que vale a pena: é incrível.
Há mais uma cachoeira no local, para chegar até ela é necessário pegar uma trilha que se inicia ao lado do campo de futebol, caminhar uns 15 minutos no meio do mato; A cachoeira é muito bonita, têm três quedas, a maior com aproximadamente 20m.
O passeio acabou com um gostinho de quero mais, pois ainda tem muita coisa para explorar no local, e além de tudo, é um lugar maravilhoso para se passar o dia entre amigos.
As fotos não ficaram muito boas, porque, infelizmente, o dia estava nublado, e as fotos sub foram tiradas por um fotógrafo de primeira viagem.
Rodrigo Luis F. Menezes - Mergulhador de Resgate e fazendo curso de Divemaster/assistente de instrutor. É mergulhador há quatro anos e o que o levou a mergulhar foi a curiosidade de conhecer o mundo subaquático e a atração pela tranqüilidade que o mergulho proporciona, pela sensação de estar voando e pela sensação de bem estar depois do mergulho, que é algo único.
|
|
MINHA AVENTURA
|