MARIA LA GORDA é uma praia típica do Caribe, com águas calmas, mornas e transparentes, margeada por coqueiros. Fica no meio dos bosques da Península de Guanahacabibes, que a UNESCO declarou Reserva da Biosfera.
Ao chegarmos em Maria La Gorda, no final da tarde, fomos recebidos com um pôr-do-sol de tirar o fôlego!!
Distante 400km de Havana, Maria La Gorda encanta os mergulhadores que visitam suas águas, devido à sua fauna submersa, verdadeiro tesouro caribenho.
Os mais de 53 pontos de mergulho são próximos da costa e são repletos de gorgônias e mais de 20 espécies de corais. Lagostas, moréias e peixes de pequeno e médio porte são facilmente encontrados entre as passagens e cavernas dos recifes coralíneos.
As características mais marcantes dos mergulhos em La Gorda são as cavernas e tocas que levam a salões de areia branca ou então abrem saídas para paredões imensos muitas vezes verdadeiros abismos submarinos. Nestes lugares, a sensação de que se tem é estar voando num infinito azul, tendo como referência o paredão e uma visibilidade de mais de 30 mt e temperatura da água em 30ºC.
Em todos os pontos é comum ter uma grande variedade de vida marinha. Muitas barracudas, lagostas, ciliares, papagaios, badejos, e cardumes de todos os tamanhos. Tem também uma grande variedade de corais, esponjas e anêmonas. O jardim de gorgônias é único e inesquecível.
Além de mergulhar, nosso grupo curtiu muito a praia. Fazíamos roda de bate papo com muita piada, todos de molho até o pescoço naquelas águas mornas e cristalinas.
E curtíamos todos os dias o por-do-sol...que anunciava a preparação para os mergulhos noturnos.
Fotos nesta página: Bryan Parsley, Fabiane Tiskievicz, Robson Schuler e Roger Heitich
|
|
CUBA - maio 2008
|