A Planeta Mergulho fez, no mês de agosto, vários mergulhos no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que fica no sul da Bahia. O arquipélago é formado por 5 ilhas de formação vulcânica e em torno delas estão os principais pontos para mergulho autônomo e mergulho livre.
Existem algumas regras para mergulhar no Parque: não utilizar facas ou luvas, permanecer a pelo menos um metro de distância do fundo e fazer , no máximo, 3 mergulhos por dia (no caso, de mergulho autônomo).
Ficar embarcado, a bordo de um catamarã como o Horizonte Aberto é uma comodidade. A embarcação possui 16 mt, tem capacidade para 11 pessoas acomodadas em cabines casal ou solteiro e gerador a bordo para recarregar baterias. Além do fato do catamarã possuir 2 cascos e balançar muito menos que outros tipos de embarcação, é bastante confortável e a tripulação esbanja alto-astral. O catamarã possui um compressor a bordo e você não precisa ficar trocando de cilindro a cada mergulho: seu equipamento fica montado no cilindro que é recarregado. É uma embarcação limpa, arejada, sem cheiro a óleo de motor ou umidade, e o seu convés coberto tem 25m quadrados.
A rotina de ficar embarcado é uma delícia: você acorda de manhã, olha aquelas ilhas a sua volta e se depara com o café prontinho na mesa, com frutas, pães e cafezinho fumegando! Depois encara um mergulho para iniciar o dia, sem stress, com tranqüilidade e segurança. Na volta, pode dar uma nadada ou fazer snorkelling. Depois o pessoal da tripulação te convida para o almoço, sempre acompanhado de uma deliciosa sobremesa. Em seguida, como ninguém é de ferro, uma lagarteada ao sol ou uma siesta na cabine é a melhor pedida. No meio da tarde, começam os preparativos para o outro mergulho. E à tardinha, o programa é curtir o pôr-do-sol e se preparar para o mergulho noturno, que sempre reserva encontros inesperados. Quando retornamos do noturno, a mesa do jantar nos espera e depois de um cafezinho, uma rodinha de violão e um carteado são a combinação perfeita. Sem falar que das janelas das cabines se vê o luar e as estrelas.
Os mergulhos em Abrolhos são rasos, raramente superando os 15 metros. A temperatura da água era de 25 graus e a visibilidade em torno de 8mt a 9mt.
A fauna é marcada por corais-cérebro variados, inclusive uma espécie endêmica da região de Abrolhos. Existem também os chapeirões, que são formações de coral que se erguem do fundo e afloram na superfície. Parecem grandes cogumelos, habitados por toda flora e fauna típicas da região. Os chapeirões não existem em outro lugar do mundo, somente em ABROLHOS. Nos mergulhos é comum encontrar tartarugas, lagostas, cardumes de budiões-azuis, frades, badejos, parus-rajados. Pode-se até se deparar com pequenos tubarões.
Para maiores detalhes ou informações, entre em contato conosco. Vale a pena você colocar Abrolhos nas suas próximas férias e curtir a experiência de “viver” em um barco.
A Planeta Mergulho fez, no mês de agosto, vários mergulhos no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que fica no sul da Bahia. Clique aqui para saber mais detalhes e ver as fotos da aventura.
|
|
NOSSAS VIAGENS
|