ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Encontro com Baleias Jubarte em ABROLHOS -Ago/2003
ABROLHOS é um arquipélago que fica distante da costa da Bahia cerca de 36 milhas (58 km). No mês de agosto, o pessoal da PLANETA MERGULHO esteve mergulhando por lá e trouxe fotos e novidades.

A melhor forma de chegar no arquipélago é saindo de barco da cidade de Caravelas - litoral sul da Bahia. Foi justamente nesse percurso de barco que encontramos com as gigantes Jubarte.

Nos meses de julho a novembro estas baleias, vindas de regiões muito frias, procuram as águas quentes, tranquilas e pouco profundas de Abrolhos para acasalar e dar à luz a um ÚNICO filhote, que nasce de uma gestação de cerca de 11 meses, medindo entre 4 e 5 metros e pesando cerca de 5 toneladas. Por isso, que sempre que avistávamos baleias do barco, elas estavam em duplas.

A baleia Jubarte é conhecida por seu temperamento dócil, pelas suas acrobacias e pelos sons que emite. Ao se aproximarem do barco, mostravam as nadadeiras, esguichavam água e volta e meia mostravam a cauda: espetáculo imperdível!!

Uma característica marcante desses mamíferos são as nadadeiras peitorais muito longas, com quase 1/3 do comprimento total do corpo. E as baleias também possuem impressão digital: está na cauda. É através dessa diferença que os biólogos conseguem acompanhar o percurso de determinada baleia. Tanto que, se você tirar uma foto em detalhe da cauda de alguma Jubarte, pode enviar para o pessoal do Instituto da Baleia Jubarte que ajuda bastante nos seus estudos.

A baleia é um mamífero... certo?! Mas tem um detalhe, o filhote apenas estimula o mamilo da mãe e não mama! A mãe jorra o leite na água e o filhote se alimenta. O leite, por ser bem gorduroso, não se dilui no mar, permitindo ao filhote alcançar o líquido viscoso com facilidade.

As fêmeas são um pouco maiores que os machos e podem alcançar 16m de comprimento e pesar 40 toneladas. E é em Abrolhos, no litoral sul da Bahia, a principal área de reprodução desta espécie. Portanto, é importantíssima a preservação do local , que é um Parque Marinho desde 1983.

Fica aqui a nossa sugestão: visite Abrolhos, você terá "encontros inusitados" por lá!!

ENCONTRO COM BALEIAS JUBARTE EM ABROLHOS
No mês de agosto, o pessoal da PLANETA MERGULHO esteve por lá. Saiba mais sobre esse encontro clicando no texto.




 
 
 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone