ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
TORRES/RS - Mergulho Exploratório - Maio/2003
No dia 18/05 a Equipe da Planeta Mergulho, composta pelos instrutores Carlinhos, Fábio e o mergulhador avançado Marcelo, realizaram um mergulho partindo da praia de Torres no chamado Parcel de Fora. Este parcel fica posicionado praticamente paralelo ao litoral no sentido Sul-Norte e sua profundidade varia dos 24 aos 30 metros.

Para um melhor entendimento imagine um grande retângulo, posicionado com seu lado maior paralelo ao litoral, existindo (sentido S-N) uma fenda com largura média de 1 metro e profundidade variando de 1 a 2 mt, que corta paralelamente o parcel. Existem também fendas com menor extensão perpendiculares ao litoral.

Foram realizados dois mergulhos, o primeiro foi um mergulho multinível, 30 metros por 10 minutos e 24 metros por 20 minutos. O segundo foi um mergulho com a embarcação a deriva, onde nadamos paralelamente a fenda grande com o objetivo de verificar sua extensão. O perfil deste segundo mergulho foi de 24 metros por 30 minutos.

Nos dois mergulhos para o planejamento foi utilizado o programa DECO PLANNER com fatores de segurança 35-85. Para o primeiro mergulho realizamos uma subida onde paramos aos 9 metros por 1 minuto aos 6 metros por 8 minutos totalizando um tempo corrido de mergulho de 40 minutos. No segundo mergulho realizamos uma subida onde paramos aos 9 metros por 1 minuto aos 6 metros por 6 minutos totalizando um tempo corrido de mergulho de 38 minutos. A visibilidade até os 24 metros era de aproximadamente 9 metros e aos 30 metros era de mais ou menos 4 metros, nos dois mergulhos foi possível ver Garoupas (pequenas e grandes), Salemas, Peixes Galo, Sargos e outros peixes. Avistamos também espongas de cor laranja e roxa, que se localizavam no platô do parcel (24 metros), existia também junto às esponjas uma estrutura branca (parecida com um ramo de penas de galinha, porém mais espessas e resistentes) que necessita de identificação. Estas estruturas brancas juntamente com as esponjas formavam um colorido bastante interessante de ser observado.

Nesta expedição não conseguimos determinar a extensão do parcel, pois no final do segundo no momento da subida ainda não havíamos chegado ao final da fenda. Entretanto concluímos que este ponto de mergulho é bastante interessante e que necessita de um planejamento adequado devido a sua profundidade e por ser um mergulho em mar aberto.

No dia 18/05 a Equipe da Planeta Mergulho, composta pelos instrutores Carlinhos, Fábio e o mergulhador avançado Marcelo, realizaram um mergulho partindo da praia de Torres.




 
 
 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone