ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Cavernas em Tulum 2018

Em 4 de outubro de 1936 o inglês Jack Sheppard fez aquele que pode ser considerado o primeiro mergulho em caverna. Ele mergulhou na caverna Swildon´s Helo em Pruddy, Sommerset, na Inglaterra.
Sheppard com certeza nutria, como praticamente todos os seres humanos desde os seus primórdios, um gigantesco fascínio pelas cavernas. Que são capsulas do tempo e nos permitem adentrar e visualizar salões e túneis com centenas de milhares de anos de existência.

Desde a pré-história as cavernas são citadas por diferentes culturas, mas com certeza foi com a civilização Maia que elas ganharam grande significado. Podemos dizer que esse antigo povo tinha seu universo composto por Kab, a Terra; Kan, o céu e o Xibalba. O Xibalba era considerado o mundo inferior aquático, o mundo invisível dos Deuses.

E foi o Xibalba que os mergulhadores do Planeta Dive Team, da escola de Porto Alegre PLANETA MERGULHO, com certificação para mergulhos em cavernas, exploraram no mês de abril de 2018.

Foram seis dias de incríveis mergulhos em seis Cenotes dos mais de 300 que podem ser encontrados na região de TULUM (no México), que fica a cerca de 2 horas de Cancun.

No primeiro dia exploramos o CENOTE CAR WASH, que recebe esse nome porque anteriormente a exploração do mergulho este local era usado pelos motoristas de táxis da região para lavar os seus carros. É um cenote com uma grande área de lago, o que proporciona uma excelente opção para o primeiro dia de mergulho. Ele permite que os mergulhadores revisem as técnicas de mergulho e ajustem seus equipamentos antes de explorarem os belos e decorados túneis.

Uma característica que chama muito a atenção em alguns cenotes são as haloclinas, que são o encontro da água salgada com a água doce. Como a densidade da água doce e salgada são diferentes elas não se misturam, fazendo os mergulhadores enxergarem nas haloclinas uma experiência única. Foi essa grande experiência que nosso grupo teve no segundo dia de mergulho, quando fomos ao CENOTE MAYAN BLUE ou ESCONDIDO.

No dia seguinte a visão das haloclinas, tivemos outra experiência inesquecível! Realizamos dois mergulhos em um dos cenotes mais famosos da região, o NOHOCH NAH CHICH. Este cenote possui uma profundidade média de 5-6 metros, o que permite um mergulho de quase duas horas. Seus túneis e salões são extremamente decorados e nos permitem admirar sua maravilhosa decoração composta estalagmites, estalactites e colunas. Para que vocês tenham uma idéia do que sentimos ao estar nessa caverna, um dos lugares que mais demonstra a magnificência deste cenote se chama Haven´s Gate. O nome já diz tudo!!!!
Ao final dos mergulhos em Nohoch Na Chic acreditávamos que havíamos estado no cenote que mais nos impressionaria nessa viagem. Porém estávamos enganados. Nos mergulhos seguintes fomos até o CENOTE CARACOL e nele tivemos a oportunidade de novamente encontrar uma caverna extremamente decorada, mas com túneis e salões menores. Nestes belos túneis realizamos um mergulho onde percorremos um pouco mais de 1500 metros de cenote.

Todos os mergulhadores do grupo, Glauber Almeida, Roger Heitich, Viviane Bittencourt, Rafic Bittencourt e eu mergulhamos utilizando a configuração sidemount, onde os cilindros são colocados ao lado do corpo e podem ser retirados facilmente quando necessário. Essa configuração foi muito útil no penúltimo dia de mergulho, quando fomos ao CENOTE KALIMBA. Esta caverna possui regiões onde a retirada do(s) cilindro(s) facilita muito a passagem pelos espaços restritos para que novos e decorados salões sejam acessados.

E para finalizar a grande semana de mergulhos no México fomos mergulhar no maior sistema de cavernas alagadas do mundo com mais de 360 quilômetros de extensão. Nossa entrada nesse maravilhoso sistema foi pelo GRAN CENOTE que oferece uma excelente estrutura não somente para os mergulhadores em caverna, mas como também para banhistas e praticantes de snorkel.

Mesmo tendo sido a segunda vez que este grupo de mergulhadores vai ao México para mergulhar nos cenotes de Tulum, todos concordaram que para que todos os cenotes sejam explorados e suas belezas apreciadas muitas outras excursões serão necessárias.

Mais uma vez deixamos aquele alegre país com certeza de que os maravilhosos momentos que lá compartilhamos jamais serão esquecidos.
PLANETA MERGULHO DIVE TEAM
Instrutor: Carlinhos – Carlos Salerno Gonçalves.

PLANETA MERGULHO
CURSOS - EQUIPAMENTOS - VIAGENS
Barão do Amazonas, 226 - loja 230
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone/fax: (51) 3330-3172 ou (51) 9697-8851
e-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br website: www.planetamergulho.com.br
facebook: www.facebook.com.br/PlanetaMergulho




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Snorkel Aero Pro silicone