As ilhas encantadas de FERNANDO DE NORONHA!!!
Viajar para Noronha é sempre, acreditamos que 99,9% das pessoas que já foram concordam, uma viagem inesquecível. Mas viajar para Noronha com um grupo pra lá de animado é outra estória!!! O melhor de cada viagem que fazemos, não é necessariamente as fotos de cartão postal, mas sim a vivência e a amizade que trazemos de volta na nossa bagagem.
Portanto, antes de comecar o relato e levá-los ao paraíso de Fernando de Noronha através de palavras, queremos fazer um brinde as Bolhas da Amizade… coisas que só o mergulho proporciona!!!
Tudo começou no dia 17/09/2016, ao sairmos de madrugada de Porto Alegre, horas de vôo e lanchinho de biscoito integral, chegamos ao arquipélago. A ansiedade era grande para logo curtir uma praia, mas primeiro tínhamos que fazer as obrigações de taxas do parque e apresentação na operadora de mergulho. Feito isso, estávamos preparados para uma triste rotina diária…
Para quem acha que Noronha significa férias de descanso, está muito enganado!!! No dia seguinte, iniciamos nossos mergulhos. As 7:15 da manhã já estávamos prontos indo para o Porto! O primeiro mergulho foi um check-dive, para que o pessoal pudesse de adaptar, ajutar lastros, equipamentos e demais procedimentos, portanto um mergulho mais raso e calmo no ponto Buraco do Inferno. Já que tudo estava ok e a galera boa de água, bora se aventurar no Buraco das Cabras, como segundo mergulho do dia, e finalizar o mergulho na corrente do canal. Sempre muita vida, cardumes de peixes, moreias, tubarões, raias e tartatugas.
Para seguir nossa rotina, após o retorno dos mergulhos, bora para os “passeios sem bolhas”!! Fomos fazer um turismo na Praia do Leão e curtir um por-do-sol no mirante de São Pedro de Boldró. Essa parte até teve emoção com o nosso buggy nos deixando na mão na volta para a pousada, mas como estávamos em Noronha, tudo sempre acaba bem… rsrs… fora os mosquitos no aguardo do socorro!!!
No nosso segundo dia de mergulho, fomos nos aventurar nos pontos Cagarras Fundas e Cabritos, mergulhos um pouco mais fundos e com uma paisagem sensacional, em meio a grandes pedras e o azul do mar de Noronha. Um mergulho bem calmo, uma verdadeira sessão de relaxamento. A tarde fomos conhecer a Baia dos Porcos, com direito a snorkel com uma “natação de leve”, mas como já dito antes, em Noronha tudo sempre acaba bem.
No nosso terceiro dia de mergulho, estávamos com a agenda cheia, pois era o dia do mergulho noturno! No primeiro mergulho fomos para a Caverna da Sapata, esse ponto é bem marcante, pois existe uma grande caverna (como uma gruta submersa) onde conseguimos entrar e desfrutar do visual, normalmente com raias, tartarugas e desta vez um MERO no fundo da caverna que ficou fazendo pose para fotos e nem bola deu para o grupo de mergulhadores. O segundo mergulho, na Laje Dois Irmãos, teve a presença confirmada de tubarões, e praticamente todo o mergulho escutando golfinhos, mas infelizmente não foi desta vez que mergulhamos com eles. No nosso mergulho noturno fomos para Ilha do Meio, onde havia uma quantidade significativa de lagostas, moreias e tartarugas.
O quarto dia de mergulho, com vento mais calmo no mar… Pedras Secas!!! O mergulho nesse ponto é uma obra prima da natureza, simplesmente sensacional… Ainda mais com uma visibilidade espetacular! Um ponto de mergulho que parece que foi esculpido a mão com muitas passagens e caminhos entre rochas e coloridos corais, como diz o nosso guia da operadora, cada flash uma explosão de cores!!!
Nosso quinto e último dia de mergulho, foram nos pontos Cabeço das Cordas e Macaxeiras. O primeiro ponto é um mergulho profundo com um visual surpreendente e no segundo tivemos encontro marcado com tubarões, tartarugas, moreias e muitos cardumes.
Todas as tardes, usávamos nosso tempo livre para visitar as praias paradisíacas do arquipelago, onde é muito difícil escolher entre Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição, Praia do Boldró, Cacimba do Padre, Baia do Porcos, Praia do Sancho, Praia do Leão, Sueste... Uma votação que sempre tem como resultado o empate!!! Que vida complicada ter que escolher entre essas praias!!!
Como já dito antes, o melhor de uma viagem são os amigos que ganhamos. E temos certeza que para essa galera é apenas o início de grandes amizades!!!
Queremos agradecer ao Aurelício, Basilio, Tati, Daniel, Dudu, Geraldo, Eloisa, Gabi, Café, Manu, Tais, René e Marlene pela companhia, risadas, apelidos e parceria.
Parabéns aos novos mergulhadores avançados René, Tais e Manuela.
Grande abraço a todos e até a próxima!
Equipe Planeta Mergulho – instrutor Dieguito(Charles)
PLANETA MERGULHO - A AVENTURA COMEÇA AQUI !!
CURSOS - VIAGENS - EQUIPAMENTOS
Rua Barão do Amazonas 226 loja 230 Porto Alegre - RS
www.planetamergulho.com.br
Facebook: Planeta Mergulho
E-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br
|
|