ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Cuba - Maria La Gorda - maio/2016

Em maio de 2016, o grupo da PLANETA MERGULHO voltou para a ILHA DE CUBA, local onde, desde 1959, mantém um regime político instalado por Fidel Castro, Che Guevara e outros revolucionários.

Cuba tem um potencial turístico muito grande e realmente está abençoada por um litoral Caribenho de dar inveja a muitas ilhas vizinhas. Pouco explorada ainda, Cuba pode oferecer grandes oportunidades para mergulhos em recifes “virgens” e mesmo em Maria la Gorda, local onde nós passamos 5 dias e que está aberto há quase 20 anos, ainda se considera um dos locais mais bem conservados do Caribe.

Situada no Parque dos Guanahacabibes, na província de Pinãr Del Rio, Maria la Gorda oferece um local único de paisagens subaquáticas com passagens, cânions e paredões, tudo com a água cristalina azul Caribenha e com 30, 40, 50mt de visibilidade! As vezes ficamos em dúvida se estamos dentro ou fora dágua!!!!

O Centro Internacional de Buceo (CIB) em Maria la Gorda nos recepcionou com um barco quase exclusivo para nosso grupo da Planeta Mergulho, dividindo apenas alguns dias com um pequeno grupo de Argentinos. Acompanhados pela equipe da CIB, os guias Joel, Carlos e o capitão Rames, nós realizamos 14 mergulhos num total de 04 dias. Exploramos as paredes quase infinitas, atravessamos as passagens e cânions dos melhores pontos, todos poucos minutos de navegação do nosso hotel.

As paisagens são o destaque deste local, poucos lugares tem características parecidas com Maria la Gorda e cada mergulho é uma sensação diferente!! Cruzando as fendas nas rochas se misturam as sensações de mergulho de explorar cavernas e de escalar paredes (importante estipular que as passagens são abertas e não oferece risco maior para mergulhadores que não tenham feito mergulhos assim antes). Durante os 14 mergulhos tivemos chance de ver muita vida marinha como tubarão lixa, arraias, tartarugas, lagostas e muitos cardumes de peixes tropicais. Também foram vistos animais bem maiores que encontrados em outros locais como garoupa, caranguejo e baiacu gigantes, todos enormes mostrando que existe proteção para estas espécies marinhas.

Os pontos mais famosos como Las Cuevas de Pipo, Las Cuevas de Pedro, Yemayá e Paraíso Perdido têm opções excelentes para explorar as passagens e aproveitar de mergulhos multiníveis até 30m de profundidade, enquanto El Pátio de Vanessa, Aquário e Jardim das Gorgonias tem opções para mergulhos de ate 15m de profundidade em recifes cheios de vida. Pontos excelentes para fazer o mergulho noturno também.

Depois de Maria la Gorda seguimos para HAVANA onde ficamos mais 02 dias. A capital de Cuba tem 02 milhões de habitantes, bem mais do que foi projetado originalmente. Portanto, é impossível não ver a necessidade de habitação na cidade.

Porém, Havana Velha tem um charme com seus prédios em estilo colonial e está em constante restauração, sendo agora declarada um patrimônio histórico da humanidade pelo UNESCO. A cidade velha é composta por uma área de 04 quilômetros quadrados com 04 praças principais. Próxima da Baia de Havana e protegida pelas fortalezas de Castilo de la Punta, Castilo Del morro e Fortaleza de la Cabana.

Os prédios do século 18 mantêm suas fachadas e ruas construídas com pedras, que transportam o turista para um verdadeiro túnel de tempo. Dá para fazer passeios de charretes ou de carros antigos conversíveis que levam a gente num passeio com a sensação de estar na época quando Cuba era colônia da Espanha.

Hotéis famosos como Ambos Mundos oferecem um “pit-stop” durante o “city tour” para tomar um Mojito ou simplesmente admirar a vista do seu café/bar na cobertura do hotel.

Também tem os locais que são uma parada obrigatória para conhecer os famosos drinks como o “Daquiri”, bebida preferencial do escritor Ernest Hemmingway no Bar Restaurante Floridita, local onde nasceu a bebida e o “Mojito” no Bar Bodegito Del Médio, igualmente famoso por inventar este drink internacionalmente conhecido.

Foi um total de 09 dias de viagem na companhia da Alaidete, Maria Cristina, Paula, Kaká, Lísia, Márcia, Celina, Cláudia, Sérgio, Vanius, Vinícius, João e Geraldo.

Aproveitamos muito os mergulhos e os momentos de muita diversão juntamente com o guia da Planeta Mergulho : Bryan Parsley.

Agradecemos a participação de todos e até a próxima aventura!!!

Abração a todos!!!

Fotos: Bryan Parsley
Fotos-sub: Sergio Travi

PLANETA MERGULHO - A AVENTURA COMEÇA AQUI !!
CURSOS - VIAGENS - EQUIPAMENTOS
Rua Barão do Amazonas 226 loja 230 Porto Alegre - RS
www.planetamergulho.com.br
Facebook: Planeta Mergulho
E-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub