ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Viagem Carnaval 2015 - Parte Polinésia Francesa

Excursão Planeta Mergulho Ilha de Páscoa & Tahiti 2015

Dividimos este relato da viagem Tahiti & Ilha de Páscoa em duas partes. Esta parte diz respeito as nossas aventuras na Polinésia Francesa.

Após três maravilhosos dias na ilha da Páscoa nós partimos para o Tahiti.

A Polinésia Francesa é formada por 5 arquipélagos. A ilha maior é chamada Tahiti e sua capital é Papeete. Nossa estada em Tahiti foi breve, pois nosso destino é o atol de RANGIROA que está localizado no arquipélago de Tuamotu.

RANGIROA é um atol e possui uma lagoa com quase 80 km de largura e profundidades entre 20 e 25 metros. Existem dois importantes canais que ligam a lagoa interior ao oceano, o canal de Avatoru e o canal de Tiputa, e os dois ficam localizados na porção norte do atol. Rangiroa é o atol mais povoado de Tuamotu com cerca 2145 habitantes e sua população vive do turismo e do cultivo das famosas pérolas negras.

Em Rangiroa a principal atividade turística é sem dúvida nenhuma o mergulho e com certeza isso se dá pelo fato de o atol propiciar mergulhos fantásticos e inesquecíveis. Nós tivemos a chance de observar diversas espécies de peixes e corais, além de maravilhosos encontros, no azul, com raias, tubarões e golfinhos. A oportunidade de explorarmos as águas de Rangiroa foi compartilhada com a possibilidade de usarmos os serviços do Dive Center The Six Passengers, onde o gerente Pitou e sua competente equipe foram nossos guias em cinco dias de mergulho. Os mergulhos eram feitos em botes infláveis, onde um instrutor acompanhava cinco mergulhadores, por isso nome da operadora ser The Six Passengers (Seis Passageiros).

Os mergulhos foram realizados nos dos dois canais, Tiputa ou Avatoru, quatro dias em Tiputa e um dia em Avatoru. A quantidade de peixes e corais é incrível, mas a grande atração são os mergulhos no azul, quando os mergulhadores ficam a uma profundidade entre 15 e 20 metros, afastados na parede de corais e esperando pelos “grandes encontros”. E eles acontecem!!!!

Com certeza a interação com animais selvagens sempre gerou sobre nós seres humanos um grande fascínio, tanto isso é verdade que hoje existem entidades que estudam e trabalham com esse tema. Entre elas podemos citar:
•Human-Animal Interaction (link) – Está é uma divisão especializada na Associação Americana de Piscicologia.
•The Australian Directory of Human Animal Interaction (link) – Entidade não governamental australiana.
•IAHAIO (link) – International Association of Human-Animal Interaction organizations.

Quando mergulhamos no azul em Rangiroa nós tivemos interações com golfinhos selvagens que nunca mais serão esquecidas e nos fizeram perceber o quanto esses animais são especiais. Todos sabem que interações como essas podem ser conseguidas em locais como o Sea World em Orlando (USA), mas existe uma grande diferença entre esses dois “encontros”.

Em aquários especializados em shows com animais marinhos, nós vamos lá com a certeza que a interação irá ocorrer e os animais são treinados para isso. Porém, em Rangiroa quando você cai do bote de mergulho não tem certeza de que os golfinhos ou outros grandes animais serão encontrados. Além disso, no caso específico dos golfinhos de Rangiroa, a diferença mais importante é que a interação somente acontece quando os golfinhos querem, pois são eles que vêm até nós e se “prontificam” a ficar parados e receber “carinhos”. É importante destacar que eles não receberão um peixe ao final do “grande encontro”.

Falando em encontros, visitamos a Lagoa Azul, que nada mais é do que um pequeno atol na borda do grande atol que é Rangiroa! Além de caminhar com água pelo joelho entre as ilhas, almoçar um cardápio polinésio, tirar uma siesta debaixo das árvores, fizemos snorkel com filhotes de tubarão, inclusive com tubarão limão!!! Espetacular!

Com certeza os dezesseis mergulhadores que faziam parte desse grupo nunca mais esquecerão os momentos vividos na Ilha da Páscoa e em Rangiroa, pois além de terem realizado grandes mergulhos, puderam conhecer a cultura Rapa Nui e fazer novos amigos “terrestres” e “aquáticos”.

Fotos: Leandro Marafon e Niara Faria

Grande abraço a todos e bons mergulhos!!!

PLANETA MERGULHO - A AVENTURA COMEÇA AQUI !!
CURSOS - VIAGENS - EQUIPAMENTOS
Rua Barão do Amazonas 226 loja 230 Porto Alegre - RS
www.planetamergulho.com.br
Facebook: Planeta Mergulho
E-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Snorkel Aero Pro silicone