ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Bonaire - Antilhas Holandesas - julho/2015

É bastante difícil escrever um relato sobre uma viagem de mergulho sem que sejamos repetitivos quando se leva um grupo de mergulho para o mesmo local pela sétima ou oitava vez. Ainda mais quando o ponto de mergulho é um dos locais mais visitados pelos mergulhadores brasileiros e também de outros países do mundo. Estamos nos referindo a BONAIRE, que é um município especial da Holanda, situado no mar do Caribe ao longo da costa da Venezuela.

Poderíamos escrever sobre os mais de 60 pontos de mergulho de praia que dão acesso a um recife de corais bastante colorido e cheio de vida. Poderíamos escrever sobre os pontos de mergulho, como os naufrágios Hilma Hooker e Windjammer ou do espetacular visual que se tem no Salt Pier ou Karpata. Poderíamos também descrever a sensação de esforço gerada pelos 67 degraus que ao final de um mergulho se multiplicam e dão o nome de “One Thousand Steps” ao famoso ponto de mergulho no norte da Ilha. Porém, desta vez, resolvemos escrever sobre os mergulhadores, sem os quais BONAIRE não seria tão famosa.

Dentre os dezessete mergulhadores que faziam parte do nosso grupo tínhamos mergulhadores experientes e mergulhadores iniciantes, tínhamos jovens e também aqueles com mais “experiência” e como foi dito (em tom de brincadeira) durante nossa estada na ilha caribenha, foi uma viagem bastante “saudável”, pois tínhamos trinta por cento do grupo formado por médicos.

Aqueles que foram para BONAIRE pela primeira vez tiveram a oportunidade de conhecer uma ilha que é uma excelente opção para os mergulhadores adquirirem experiência e aplicarem seus conhecimentos de planejamento de mergulho já que é possível fazer um número “ilimitado” de mergulhos de praia. Ainda mais com a utilização de Nitrox que aumenta a segurança dos mergulhos.

Dentre aqueles que visitavam a ilha pela primeira vez, alguns estavam fazendo os mergulhos de treinamento do curso Avançado Planeta Mergulho/PADI. Estes fizeram mergulhos profundos nas belas paredes de corais, exploraram o naufrágio Hilma Hooker, puderam observar os tarpons nos mergulhos noturnos e também aprimoraram suas técnicas de navegação e uso de computadores de mergulho. Temos certeza que pudemos contribuir bastante para que estes alunos/mergulhadores tenham adquirido ainda mais paixão pelo mergulho, sob a supervisão do instrutor da Planeta Mergulho: Carlinhos.

Além da turma do curso avançado tivemos o grande prazer de formar mais uma turma do Curso TEC 40 Planeta Mergulho/PADI, possibilitando que esses mergulhadores possam explorar profundidades de até 40 metros dentro e além dos limites não descompressivos. Dois pontos dessa turma devem ser salientados: o primeiro é que foi a minha primeira turma de mergulho técnico em que os alunos fizeram os mergulhos de treinamento utilizando a configuração sidemount. Nas turmas anteriores a configuração usada foi de cilindros duplos backmount. O segundo ponto e talvez o mais importante, foi que essa turma provou que mergulho técnico não é somente para os “mergulhadores jovens”, já que os três novos mergulhadores TEC têm mais de 50 anos. Não podemos deixar parabenizar de forma especial estes três mergulhadores (Vivi, Rafic e Vanius), e também agradecer a oportunidade de sermos o responsáveis por suas certificações.

Existem no mundo dezenas de maravilhosos destinos de mergulho e isso faz com que a grande maioria dos mergulhadores decida não repetir destinos, para dessa forma conhecer o máximo possível. Quando os mergulhadores decidem repetir um destino, isso é indicativo que este local deve realmente ser bom. BONAIRE é um destino em que isso acontece e no nosso grupo tínhamos mergulhadores retornando a Bonaire pela segunda ou terceira vez, mergulhadores retornando a segunda vez no mesmo ano e ainda mergulhadores que estavam retornando pela sétima ou oitava vez. Assim podemos dizer que Bonaire é grande destino de mergulho.
Finalizamos nosso relato constatando que, mais uma vez nas excursões da Planeta Mergulho, um grupo de pessoas inicia a viagem como um grupo de mergulhadores e encerra o período juntos, como um grupo de amigos.

Agradecemos a todas as pessoas dessa excursão por nos permitirem fazer parte desse grupo de amigos.

Obrigado a todos!

Fotos: Carlinhos, Aurelício Novaes Junior e Carlos Eduardo da Silva.

PLANETA MERGULHO - A AVENTURA COMEÇA AQUI !!
CURSOS - VIAGENS - EQUIPAMENTOS
Rua Barão do Amazonas 226 loja 230 Porto Alegre - RS
www.planetamergulho.com.br
Facebook: Planeta Mergulho
E-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone