ESTRUTURA
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho

NOSSAS VIAGENS
Paraty & Ilha Grande - Reveillon 2015 - liveaboard

Iniciamos nossa viagem saindo de Porto Alegre no domingo, 28/dez e depois do curto voo ate São Paulo pegamos nosso ônibus para Paraty. Seguimos a belíssima estrada Rio –Santos passando por baias com águas transparentes e areias brancas.

Chegamos em Paraty no final da tarde e fomos logo explorar o centro da cidade histórica, patrimônio histórico natural. As ruas estreitas com paralelepípedos combinam com o charme da arquitetura do século 17 e 18. Hoje o centro histórico está cheio de lojas vendendo artesanato e uma escolha infinita de restaurantes e bares. Jantamos no restaurante Margarita e depois passeamos nas lojas e também conhecemos as famosas igrejas como Nossa Senhora de Remédios e Nossa Senhora do Rosário.

No dia seguinte o grupo se dividiu para fazer dois passeios, um pequeno grupo foi explorar as belas praias próximas à cidade, mas a maioria foi para um passeio para conhecer as cachoeiras dentro da mata Atlântica. Começamos bem parando num alambique para aprender mais sobre a produção da cachaça da região e claro, também provando os vários tipos e classes desta bebida típica da região. Logo depois seguimos uma trilha de 15 minutos até a primeira cachoeira, da Pedra Branca. A água transparente e gelada deixou a gente aliviado do calor intenso da mata. Ficamos nadando e deitando nas quedas dágua até seguir para o almoço com comida caseira.

No dia seguinte nós aproveitamos nossa pousada na bela piscina e na área de lazer e exploramos mais uma pouco o centro histórico. À noite seguimos para a Marina do Farol para começar nossa aventura na Baía de Ilha Grande a bordo do catamarã Atlantis Enterprise, um “Liveaboard” com capacidade para 24 mergulhadores em 8 quartos climatizados. O Enterprise é um catamarã com 23 metros de comprimento e 8,7 metros de largura e tem três andares. O primeiro andar é dos quartos e da estação de mergulho, no segundo andar fica a área de refeição com salão amplo climatizado para todo mundo, a cozinha e a cabine do capitão, e no terceiro andar tem uma área para tomar banho de sol e relaxar vendo as belas paisagens das baias de Paraty e Ilha Grande.
Fomos recebidos pela tripulação e começamos nosso passeio com jantar de rodízio de pizzas maravilhosas preparadas pelo nosso “chef” particular Chello. À noite ficamos na marina em águas calmas para uma noite tranquila de sono com o barulho do mar.

Na manhã seguinte, depois de um belo café da manha exploramos a baia de Paraty e começamos nossos mergulhos. O primeiro mergulho foi nas águas tranqüilas da Ilha dos Meros. A visibilidade foi de 6m e a água 28ºc! Durante o mergulho avistamos uma estatua do Cristo Redentor incrustada de corais e um naufrágio de um avião de pequeno porte. A vida marinha é típica das águas do litoral carioca com espécies como falso voador, peixe morcego, frade etc. Cristiano e Fabio, que foram para outro lado viram um mero de 2m, uma raridade nestas águas.
O segundo mergulho foi no mesmo ponto. Exploramos mais o fundo entre as rochas e areia a procura de arraias. Depois do almoço fomos conhecer uma das praias mais bonitas da região Cajaiba e fizemos uma trilha de 20 minutos até uma cachoeira dentro da mata. Depois de mais um banho de cachoeira, pudemos dizer que estávamos com alma lavada para a virada do ano.

À noite o Enterprise atracou na baía em frente à Paraty para visualizar a festa da virado do ano. Nosso chef Chello preparou uma jantar inesquecível com inúmeros pratos e uma bela mesa de frutas, panetones e nozes na “laje” do terceiro andar do barco. Uma noite maravilhosa, com muito brindes de espumante e assistindo ao show de fogos de Paraty.

Começamos bem o primeiro dia do ano navegando até a ponta mais leste de Ilha Grande e fizemos nosso primeiro mergulho na ponta da praia dos meros. Vimos peixe morcego, salemas, moréia pintada, falso voador entre outras. Tivemos um momento mágico e romântico quando Ciro pediu para o instrutor Bryan levar alianças para entregar no fundo do mar para a Ana. Ciro então fez seu pedido oficial de casamento subaquático e o evento foi filmado pelo Bryan, foi um momento único!
No segundo mergulho exploramos o gigante naufrágio de Parnaioca com seus 130 metros de comprimento. É situado numa encosta onde a profundidade varia 08 a 32 metros de profundidade. Cristiano, Toco, Roger e Tatiane forem explorar uma parte recém descoberta do naufrágio e estão entre os poucos mergulhadores que conheceram esta parte porque as condiciones do mar eram perfeitas. Na parte mais funda a temperatura da água era 15ºC. Muita vida no naufrágio e apesar do barco estar totalmente desmanchado, dá para ver claramente os motores e outras partes da embarcação que até hoje não sabemos o nome ou a história completa deste naufrágio.

Começamos mais uma navegação, desta vez para a ilha de Jorge Grego, a mais distante de todas no nosso passeio. Chegamos na Enseada onde fizemos nosso primeiro mergulho no final da tarde. Foi um mergulho costeiro tranqüilo numa baia onde tem milhares de aves marinhas fazendo seus ninhos nas rochas e nas arvores próximas ao mar. Ficamos no mesmo local para terminar o primeiro dia do ano com 04 mergulhos! Fizemos um mergulho noturno a 13,4m de profundidade por 50min vimos muitos caranguejos, uma moréia fora da toca e camarões. À noite navegamos para o mar de dentro e ficamos na Praia das Palmas para aproveitar as águas calmas para passar a noite. Fomos premiados com uma bela paella do nosso chef Chello, uma delícia inesquecível!

No dia seguinte voltamos para o mar de fora para fazer nosso primeiro mergulho na Ponta de Lopes Mendes. Já no início da descida fomos recebidos por um cardume enorme de olho de cão e logo em seguida vimos arraias prego, uma arraia manteiga, mirikitis e moréia pintada. Passamos um tempo na belíssima praia de Lopes Mendes, entre as dez melhores praias do litoral Brasileiro, onde recebemos uma aula de historia sobre Ilha Grande e seus primeiros habitantes da guia Tatiane. A praia realmente é muito especial e o grupo mal queria sair da água transparente e quente! Mudamos o local para nosso segundo mergulho para o melhor mergulho do passeio, a famosa Fenda da Ilha de Jorge Grego. Este local é muito difícil de fazer mergulho porque a maioria das vezes as condições do mar não permitem fazer este ponto. É uma fenda que tem mais ou menos 12 metros na entrada e ficando mais estreita até 04 metros de largura (onde a gente faz o retorno). A profundidade varia entre 26 metros na entrada e 12m onde fazemos o retorno.É um ponto com muita vida, paredões cheios de algas e corais, nudibrânquios, cardumes e frades gigantes! Terminamos o dia com o terceiro mergulho na Ponta Sul da Ilha Jorge Grego. Como era nossa última noite no liveaboard deixamos de fazer um mergulho noturno para aproveitar mais uma delícia do Chef Chello, um “churrasco na laje” com muitas opções de carnes, peixes e frutos do mar.

Iniciamos nosso último dia com café da manha mais cedo e já fizemos o primeiro mergulho na Ilha da Longa no mar de dentro da Ilha Grande. Vimos uma moréia verde enorme e exploramos as paredes de esponjas coloridas para procurar de cavalos marinhos... não achamos mas vimos uma pequena lula. O segundo mergulho foi na Laje Branca e fizemos uma volta de 360º na ilhota. Vimos frades, peixe escorpião, peixe cofre chifrudo, peixe papagaio e uma tartaruga no final. Para terminar nosso passeio, nosso último e 12º mergulho foi na Baia dos Micos. Foi um mergulho super tranqüilo e vimos uma moréia verde entre muitos outros peixes. Nossa última refeição foi um almoço com uma feijoada de frutos do mar e sobremesa para fechar com chave de ouro, brownie com calda de chocolate e sorvete de creme... ah sim vamos sentir muitas saudades do nosso chef Chello!!!

Navegamos de volta para a Marina do farol em Paraty e nos despedimos da tripulação do barco deixando muitas saudades da vida abordo, dos mergulhos e da convivência com um grupo tão fantástico.

Um grande abraço a todos e até os próximos mergulhos!