ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Estreito - nov/2014

No último feriado de 15 de novembro de 2014, nós da Planeta Mergulho tivemos a oportunidade de mergulhar em água doce, em um local conhecido pelos mergulhadores como Estreito. Este local fica na divisa entre o estado de Minas Gerais e São Paulo, mais precisamente no município de Rifaina (SP).

Os mergulhos foram realizados na Represa da Hidrelétrica de Jaguara que pertence a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

Em 1882 a diocese de São Paulo recebeu como doação uma área de terras junto ao Rio Grande, dando origem ao arraial de Santo Antonio do Cervo. Em 1873 o arraial passou a freguesia e recebeu nome de Santo Antonio de Rifaina. Em 21 de dezembro de 1921 , seu nome foi alterado para Rifaina e em 1948 passou a categoria de município.

Rifaina fica a 464 km da capital do estado de São Paulo e 69 km da cidade de Franca. Tem uma população de 3.800 habitantes, sua temperatura varia entre 18 e 29 graus e seu período mais chuvoso é entre novembro e janeiro.

Neste pequeno e agradável munícipio encontramos a Rota do Mergulho, empresa que opera os mergulhos por lá e todas as atividades de mergulho são organizadas em família literalmente.

Os pontos de mergulho variam bastante em características e são realizados em diferentes pontos dos 33 km² da Represa da Hidrelétrica. No ponto chamado de Canions os mergulhos são realizados entre paredes rochosas que chegam aos 40 metros de profundidade, neste local também encontramos numerosos cardumes de mandis.

Durante o alagamento da represa no início dos anos 70, já que sua construção iniciou em 1968, uma ponte antiga ficou submersa. Os mergulhos nessa ponte são interessantes pelo fato de podermos atingir cerca de 30 metros no leito do antigo rio e também pela exploração das estruturas e pilares da ponte. Nessa ponte também podemos encontrar um automóvel que lá se encontra deste os anos 70.

Após o alagamento da represa, além da ponte, também ficaram alagadas ilhas e florestas. Em um ponto chamado Ilha do Amor, que atualmente é apenas uma pequeníssima porção de terra, podemos encontrar o que restou de uma floresta. As árvores submersas variam em tamanho e formas e podem ser avistadas grandes árvores com mais de 3 metros de altura como também pequenos restos de galhos. Nesse local também existia uma pequena cachoeira e os mergulhadores conseguem identificar o local onde a queda da água formava uma pequeno lago e que agora se encontra aos 30 metros de profundidade. É muito interessante e diferente o mergulho neste local!

Apesar de toda operação de mergulho acontecer em Rifaina (SP), ficamos hospedados no estado de MG, em um local chamado de Parque Náutico Jaguara, que é composto por casas de veraneio e um hotel, além de uma excelente estrutura para atividades aquáticas, como passeios de lancha e jet ski.

Nosso grupo foi composto 16 Mergulhadores que formaram um agradável e alegre grupo, mesmo que nós não tenhamos tido muita sorte com visibilidade, eles foram responsáveis por tornarem todos os momentos dessa excursão extremamente prazerosos. Dentre estes mergulhadores tivemos o grande prazer de certificar 4 mergulhadores como sidemount divers e também um outro mergulhador como Advanced Open Water Diver, sob as instruções do instrutor Carlinhos.

O Estreito é sem dúvida nenhuma um local que irá crescer muito em relação ao mergulho, temos certeza que nos próximos anos irá se tornar um local bastante visitado pelos mergulhadores do Brasil, pois além de ser um local com um visual diferente (água doce), oferece a possibilidade de inúmeros mergulhos de treinamento com sidemount diving, mergulhos profundos, mergulhos em corrente e também mergulho técnico.

Um grande abraço a todos e até o próximo mergulho!

PLANETA MERGULHO - A AVENTURA COMEÇA AQUI !! CURSOS - VIAGENS - EQUIPAMENTOS
Rua Barão do Amazonas 226 loja 230
Porto Alegre - RS
www.planetamergulho.com.br
Facebook: Planeta Mergulho
E-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone