No feriadão de 1º de Maio embarcamos rumo ao sul da Bahia, onde fizemos mergulhos maravilhosos em ABROLHOS.
Da pequena cidade de Caravelas, navegamos por 35 milhas náuticas a bordo do Catamarã Andarilho. A tripulação do capitão Dito, do instrutor Mauro Lana, do divemaster Lula, da Maria expert na cozinha e do Capitão, nosso marinheiro, foram nossos anfitriões por estes 3 dias embarcados.
Já na quinta-feira dia 01/maio, realizamos um mergulho de reconhecimento no Portinho Sul, seguido de uma visita a Ilha de Santa Barbara. Nesta ilha, a maior do arquipélago de ABROLHOS, fomos recepcionados pela Marinha Brasileira e tivemos a oportunidade de conhecer a ilha e sua fauna. E para curtir o entardecer deste arquipélago tão especial do litoral baiano, fizemos uma visita ao Farol de Abrolhos com mais de 150 anos de história, e de onde pudemos presenciar um maravilhoso por do sol. Na ocasião estavam presentes também o pessoal da TV Cultura da Bahia fazendo uma reportagem sobre o arquipélago.
A noite fizemos um mergulho noturno no Portinho Sul onde a riqueza da fauna de Abrolhos apresentou-se de todas as formas tirando o fôlego da galera: tartarugas de grande envergadura, tubarão lixa, camarão palhaço, moréias, budiões, badejos, cardume de lulas, e um sem número de espécies marinhas...foi um noturno inesquecível!
No segundo dia embarcados, fizemos 4 mergulhos: dois pela manhã, um a tarde e mais um noturno.
Foi o dia de explorarmos os naufrágios. Começamos pelo Guadiana, Rosalinda – um dos mais famosos de Abrolhos e depois os Chapeirinhos do Sueste. Este último foi um mergulho onde fizemos inúmeras passagens e cavernas entre os chapeirões – formações coralíneas endêmicas da região com uma formação típica de cogumelo e as únicas existentes no mundo.
E à noite, mais um mergulho noturno repleto de vida marinha no Portinho Sul..
No nosso último dia mergulhamos no naufrágio Santa Catarina, navio que foi afundado na 2ª Guerra e que está em excelente estado, permitindo inúmeras incursões pelo casario e várias áreas do naufrágio com uma profundidade máxima de 24mts.
A tarde fechamos nossos mergulhos na Língua da Siriba, com uma profundidade máxima de 8 metros. Foi um mergulho com água cristalina, grande variedade da fauna marinha de Abrolhos e com um espetacular tempo de fundo de 01 hora e 25 minutos!!!
E o último noturno teve com 86 min de fundo e com muita vida!!!
Restava agora se despedir de Abrolhos! Local que vale a pena carimbar o LOGBOOK, um dos melhores pontos de mergulho do Brasil!
Parabéns ao mergulhador Adelar que concluiu seu curso de mergulho avançado sob a supervisão do instrutor da Planeta Mergulho: Nelson Ramalho (Bonitão).
Agradecemos a parceria de viagem de todos e esperamos nos encontrar em breve, em outros mares ou mesmo de volta a Abrolhos, no ano que vem!
As fotos são do Mauro Lana, Nelson Ramalho e Niara Faria.
Grande abraço a todos!
PLANETA MERGULHO
CURSOS - EQUIPAMENTOS - VIAGENS
www.planetamergulho.com.br
|
|