ESTRUTURA

NOSSAS VIAGENS
Bonito - Páscoa/2014

Explorando as águas cristalinas de Bonito, Mato Grosso do Sul

Com a agenda cheia de atividades o grupo da Planeta Mergulho passou a páscoa em BONITO no estado de Mato Grosso do Sul.

Começamos com um passeio de flutuação no Rio da Prata no município de Jardim, 50km da cidade de Bonito. Chegando na fazenda do Rio da Prata fomos recebidos pelos guias locais. Em toda a região de Bonito os passeios são super bem fiscalizados e controlados. Passamos pela mata nativa e observamos a flora e a fauna durante a caminhada. Chegando no ponto inicial do passeio, no “Rio Olho da água” ficamos de queixo caído ao ver a água azul e cristalina, talvez com 50 metros de visibilidade. Na água havia uma variedade de espécies de peixes como Piraputanga, Pacu, Curimba e o magnífico Dourado, também conhecido como tubarão de água doce! Algumas pessoas do grupo viram um jacaré e também uma lontra durante o trajeto do passeio.

Para não sentir frio na água com temperatura de 24°C, utilizamos uma roupa curta de neoprene. Para quem quiser, é fornecido um colete salva vidas para ajudar na flutuação e ficar longe do fundo do rio, que em alguns momentos fica a apenas 50 centímetros de profundidade. Não é permitido utilizar nadadeiras, pois podem tocar no fundo ou na vegetação e causar danos ao ambiente.

Na parte final do passeio, onde entramos no Rio da Prata, a água fica mais “turva” e funda com peixes maiores, mas em quantidades bem menores. A água também sofre uma queda de temperatura, de mais ou menos 02ºC.
Ao concluir o passeio, fomos recebidos com um belo almoço de comida típica da região e fomos acompanhados pelos beija-flor e até papagaios famintos! Se bobear, eles vem comer no seu prato!!!

No retorno para nosso hotel, fomos conhecer o “Buraco das Araras”, uma gigantesca “cratera”, uma depressão causada pela erosão da rocha na água, onde as araras fazem seus ninhos em paz. A cratera do Buraco das Araras tem 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência e hoje é um santuário para aves de todas as espécies, não somente araras. O passeio é rápido, mas dá para observar bem de perto estas aves esplêndidas e também a vista impressionante do Buraco das Araras.

No dia seguinte, fizemos um passeio de “Bóia Cross” descendo o Rio Formoso e passando por várias pequenas quedas da água, com opção “com”ou “sem”emoção. À tarde fomos conhecer a famosa Gruta do Lago Azul, uma imensa caverna com 140 metros de abertura e 70 metros de altura. Descemos quase 300 degraus até o nível da água onde a luz indireta entra na caverna e pela “refração” a água parece azulada. As fotografias realmente criam imagens diferentes do que é visto a olho nu, e o efeito azulado é bem sutil. Mesmo assim o passeio impressiona pelo tamanho da caverna e a água cristalina no fundo.

No nosso último dia o grupo foi dividido e as mergulhadoras Lu e Sassa tiveram a oportunidade de fazer um mergulho no “Abismo Anhumas”, uma grande aventura começando com uma descida de rapel de 72m de altura. É necessário fazer um teste antes para ver se a pessoa tem a capacidade de subir depois do passeio de mergulho, já que 72 metros não é pouco! Ao descer dentro da caverna é possível (para quem ousa olhar para baixo!) ver o lago e as formações rochosas. O Abismo Anhumas tem restrições para mergulho e os grupos ficam limitados a apenas 04 mergulhadores por dia. A água, com média de 18ºC, também deixa restrito o tempo de mergulho, apenas 30 minutos com a profundidade máxima de 18 metros. Mas o passeio é imperdível!

O resto do grupo participou de um divertido passeio de bote, que na verdade resumia em guerra de água entre as equipes durante todo trajeto! Com 12 pessoas em cada bote descemos vários quilômetros do Rio Formoso e encaramos 04 quedas de água durante a descida.

Nosso último passeio foi mais uma flutuação descendo a nascente do Rio Sucuri, um dos rios mais transparentes do Brasil. O Rio Sucuri tem este nome porque seu leito é bastante sinuoso. Tem uma rica vegetação no fundo e tem uma contínua corrente que leva as pessoas sem esforço pelo caminho de 02km durante 50 minutos. É obrigatório a utilização da roupa de neoprene e do colete salva vidas. No caminho, é possível observar a vida fora da água também. Em vários locais observamos macacos, araras e tucanos no topo das árvores. No final do passeio, onde o rio desaparece nas paredes rochosas logo em frente, tivemos uma surpresa bem agradável: um cardume grande de Piraputangas que pareciam estar ali para agradecer nossa visita!

Bonito tem o nome certo, é bonito mesmo!