Nosso destino de mergulho do mês de janeiro foi RECIFE (conhecida como a capital dos naufrágios). Quando falamos em mergulhar lá, algumas pessoas perguntam: e os tubarões ?! Eles não atacam os mergulhadores como fazem com os banhistas?
- Os ataques acontecem na orla da praia, principalmente na praia da Boa Viagem, devido a um desequilíbrio ecológico ocorrido após a construção do Porto de Suape. Os tubarões que atacam os banhistas (o Tubarão Tigre e o Cabeça Chata) não são avistados nos naufrágios pois estes são ambientes extremamente equilibrados onde a vida marinha é abundante e colorida e toda a cadeia alimentar mantém sua normalidade de milhares de anos.
E foi nesse belo e colorido ambiente que durante os dias 20 a 24 de Janeiro um grupo de mergulhadores da Planeta Mergulho esteve para desfrutar de doze maravilhosos mergulhos em embarcações naturalmente naufragadas, como o Flórida, Pirapama e Vapor de Baixo, ou nos naufrágios artificiais como o Taurus, Lúpus e Walsa, sendo este último um ponto de pesquisa da Universidade de Pernambuco.
Durante nossos mergulhos tivemos encontros com moréias, tartarugas, raias, tubarões-lixa, cardumes diversos e coloridos. Em termos de encontros subaquáticos podemos dizer que o ponto marcante foram os mergulhos noturnos com uma presença representativa de tartarugas, inclusive uma com cerca de 1,70 de comprimento e uma cabeça do tamanho de uma bola de futebol. Essa quantidade de enormes cardumes coloridos nos naufrágios, deixavam a visão panorâmica da embarcação submersa, tranquilizadora e dinâmica ao mesmo tempo.
Durante nosso período em Recife foram realizados os mergulhos de treinamento do curso de mergulho técnico TEC40 e TEC45, onde nossos alunos puderam aplicar as habilidades e conhecimentos desenvolvidos nas aulas teóricas e de piscina em Porto Alegre em um ambiente extremamente adequado para e esse tipo de treinamento. E conquistaram a certificação para a realização de mergulhos descompressivos até a profundidades de até 45 metros. Parabéns!!!
Além dos mergulhos, tivemos a oportunidade de um verdadeiro "Tour Gastronômico" já que durante nosso período em Recife conhecemos oitos restaurantes da capital de Pernambuco e deu tempo de ir a Olinda também.
Ficamos hospedados no bairro do Pina, no final da Avenida Boa Viagem, com vista para o mar. A proximidade da praia facilitava e instigava a prática de caminhadas e exercícios na orla.
Nossos mergulhos foram feitos na embarcação Galileo, um catamarã especialmente construído para o mergulho da Operadora Aquáticos, onde todos os funcionários e os proprietários foram extremamente atenciosos, gentis e educados, fazendo com que os mergulhos ficassem ainda melhores.
Nessa viagem tivemos a companhia de velhos amigos-mergulhadores, companheiros de outras viagens, e também a presença de novos amigos-mergulhadores com os quais tivemos a oportunidade de mergulhar pela primeira vez.
Para nós da Planeta Mergulho, foi um privilégio a companhia de todos vocês nesta semana na Capital dos Naufrágios.
ABração a todos e até a próxima!
Carlinhos – instrutor da Planeta Mergulho
Fotos: Glauber Almeida
PLANETA MERGULHO
A AVENTURA COMEÇA AQUI!
www.planetamergulho.com.br
|
|