Hooooola!!! Hooolaaa! Que tal?!!!
Estas são palavras inesquecíveis ditas pelo nosso guia a uma visita a cidade Maia de Chichen Itzá, mas essa parte da viagem será contada mais tarde. Vamos para o inicio!!!
O grupo da Planeta Mergulho saiu de Porto Alegre no dia 29 de maio chegando em Cancun. Depois um pequeno trajeto de ônibus até Playa del Carmem e depois um ferry boat (embarcação) até Cozumel... Chegamos!!!
No dia seguinte já iniciavam nossos mergulhos nas águas quentes e cristalinas de COZUMEL.
Verifica lastro aqui, ajusta equipamentos ali e vamos lá que o Paradise Dive (nome da embarcação) está a nossa espera! Para que todos se habituem com o lugar, fizemos os primeiros três mergulhos em pontos mais tranquilos, sem muita correnteza mas muita vida marinha.
Durante a semana tivemos 5 dias com 3 mergulhos diários e duas noites com maravilhosos mergulhos noturnos. Desfrutamos de uma variedade de mergulhos com e sem corrente, recifes, paredões, naufrágio, etc.
Os mergulhos de paredes em Cozumel são fascinantes e o trajeto do mergulho deixa a gente quase sem fôlego (perdão pelo trocadilho!!) já que vamos fazendo caminhos entre as “cuevas” (passagens) entrando e saindo da parede e dando de cara com azul infinito, que na média de profundidade de 24 metros, dá a sensação de estarmos com asas....voando lentamente!!!
Também tivemos a oportunidade de realizar mergulhos com corrente (os chamados drift), onde de forma muito confortável e sem precisar fazer pernadas para se locomover, fomos visitando coloridos recifes de corais e convivendo com a vida marinha.
Nossos pontos de mergulho foram:
31/05 – Tormentos, Chancanab Bolones, Paradise
01/06 - Palancar Jardines, San Domingos, Chancanab Barros, Paradise (noturno)
02/06 - Santa Rosa, Passo Del Cedral, Paradise Paredon
03/06 - Naufrágio C53, Yucab, Las Palmas, Paradise (noturno)
04/06 - Santa Rosa, Punta Tunich
O convívio com a vida marinha foi sensacional em Cozumel, foram uma variedade muito grande: lagostas, peixe sapo, cavalo marinho, peixe leão, peixe pedra, polvos, tartarugas, barracudas, moréias, raias (chita, manteiga, treme-treme), tubarões, e muitos cardumes de peixes.
Claro que sempre tem alguns momentos que ficam marcantes durante os mergulhos... é que foi impressionante a quantidade de lagosta que encontramos, especialmente durante um mergulho noturno. Todas elas fora da toca....como mais de 15...parecia uma convenção!
Não podemos esquecer do mergulho que avistamos ao longe uma grande sombra branca se aproximando, prontamente se imaginou uma baleia e a adrenalina já foi nas alturas, à medida que se aproximava, fomos identificando que que era um submarino de turismo que estavam em uma profundidade de aproximadamente 20 metros. Foi uma experiência inusitada, principalmente quando os passageiros acenavam para a gente, agora podemos entender um pouco melhor como os peixes se sentem quando vamos visitá-los (rsrs).
Depois dos dias de mergulhos em Cozumel com muitas risadas, tequilas e chimarrão, tínhamos três dias em Playa del Carmem antes de retornar ao Brasil. Um lugar muito legal, com astral muito animado e muitas opções de lazer com lojas, bares, restaurantes e danceterias. Tínhamos duas programações: um passeio a cidade Maia de Chichén Itzá e um mergulho para conhecer os cenotes mexicanos.
CHICHEN-ITZÁ foi um passeio arqueológico incrível, uma cidade construída aproximadamente 400 anos a.C localizada em média 250 km de Playa del Carmem. Ao visitarmos uma das sete maravilhas do mundo, tivemos um show de conhecimentos e ficamos impressionados com aspectos culturais, engenharia de construção e história deste povo que foi “extinto” pelo tempo. Nosso guia não mediu esforços para nos passar todas as informações sobre esse lugar tão especial, os costumes, construções, crenças e descobertas recentes. Foi um grande passeio pela CULTURA MAIA.
Não tem como um mergulhador ir ao México sem conhecer os cenotes da Penísula de Yucatan. São mergulhos onde o objetivo não é ver vida marinha, mas sim paisagens deslumbrantes com um show de cores, sensações e formações de calcário. Uma experiência diferente, onde cada guia local levava um grupo com 4 mergulhadores para fazer mergulhos em grutas de água doce cristalina. Em alguns pontos do percurso tinha água salgada (mais quente) que se misturava com a água doce (mais fria), fenômeno conhecido por aloclina que devido s diferença de densidade acabavam não se misturando e tinha um efeito visual muito interessante. Parecia que a máscara de mergulho estava embaçada.
Muito importante salientar que não fizemos mergulhos em cavernas, foram mergulhos considerados de águas abertas com acesso prático a superfície a qualquer momento do mergulho, para realizar mergulhos em caverna é indispensável o treinamento para o mesmo.
A equipe da Planeta Mergulho gostaria de agradecer a todos os participantes da viagem, uma galera pra lá de animada que proporcionou momentos de muita diversão. Não tem como termos bons mergulhos, boas risadas, sem os amigos e estamos certo que as amizades que nasceram nesta viagem se fortalecerão cada vez mais.
Parabéns ao alunos de Nitrox: Dani Giacomini e Júlio Castro.
Muchas gracias muchachos e muchachas y hasta la vista!!!!
Fotos-sub: Glauber Almeida
Mais fotos no nosso álbum no facebook.com.br/PlanetaMergulho
Planeta Mergulho
CURSOS - EQUIPAMENTOS - VIAGENS
Barão do Amazonas, 226 - loja 230
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone/fax: (51) 3330-3172 ou (51) 9697-8851
e-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br
website: www.planetamergulho.com.br
facebook: www.facebook.com.br/PlanetaMergulho
|
|