ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Maria La Gorda - CUBA - junho/2011

EM junho de 2012, o grupo da PLANETA MERGULHO retornou à famosa e intrigante ILHA DE CUBA, local onde a mais de 50 anos mantém um regime político instalado por Fidel Castro, Che Guevara e outros revolucionários que se levantaram contra um outro regime conhecido como Pseudo República Americana de Cuba. Regime este que apresentava a forte presença norte americana na ilha desde o século XIX, quando os americanos “mediaram” a guerra colonial contra a Espanha.

Durante o período da Revolução Cubana em que URSS (União Soviética) era uma grande potência, podemos dizer que o país passou por uma fase próspera, onde a exportação de açúcar para a URSS gerava recursos financeiros significativos. Porém, após a queda da URSS, Cuba entrou em período de crise econômica que perdura até hoje, incentivada de forma significativa pelo embargo Americano ao socialista país de Fidel. Cuba apresenta hoje grandes problemas na área da habitação, em Havana (capital do País) existem quase dois milhões de habitantes enquanto a cidade foi projetada para um milhão e a cerca de 25 anos novas moradias não são construídas.

Após a queda da URSS, a principal fonte econômica da ilha migrou da exportação de açúcar para o turismo, onde temos as paradisíacas praias de todo o litoral do país e cidades históricas como Havana. Em Havana temos como atrações a Havana Velha que engloba um centro histórico com 11 km² construídos durante o período em que Cuba era colônia da Espanha e a Havana Moderna, que são praticamente todos os outros bairros, com construções do período da Pseudo Republica Americana e o período da Revolução Cubana.

Um país que possui o turismo como sua principal fonte econômica e um litoral de águas cristalinas e quentes não poderia deixar de oferecer a nós mergulhadores uma excelente opção de aventura. Este ano nós da Planeta Mergulho tivemos o prazer de levar um maravilhoso grupo de amigos para o Centro Internacional de Buceo (CIB) de Maria La Gorda, nome decorrente da existência, no período dos piratas no Caribe, de um bordel administrado por uma senhora chamada Maria “La Gorda”. Lá tivemos a oportunidade de excelentes mergulhos acompanhados dos Instrutores Noriega e Reinieri, profissionais muito dedicados que em nenhum momento mediram esforços para nos proporcionar os melhores mergulhos possíveis e facilitaram de forma elogiável a formação de seis novos mergulhadores avançados da Planeta Mergulho.

Os mergulhos em Maria La Gorda apresentam algumas semelhanças com outros mergulhos da região do Caribe como grande variedade de vida, peixes e formações coralíneas. Contudo, apresentam pelo menos três pontos que os diferenciam: o característico coral negro, a maravilhosa visibilidade e os sensacionais paredões e formações que contrastam com o azul infinito que alcança centenas e centenas de metros de profundidade. Como pontos que representam a grande diversidade de vida podemos citar o Patio de Vanessa e o Labirinto e pontos onde percebemos a magnitude de seus paredões e formação é impossível não citar: Cuevas de Piedro e Yemayá (conhecido pela tripulação como Cueva de Yemayá).

Ao final desses quase dez dias em Cuba, é impossível não sairmos maravilhados com os mergulhos, invejosos do nível cultural de seu povo e tristes pelo fato de um país que apresenta questões que poderiam ser copiadas por outros países, como saúde, educação e analfabetismo zero, impeça que seu povo tenha liberdade ampla de escolha de sua profissão e que certos sonhos não sejam atingidos.

Por fim, agradecemos a todos os participantes dessa excursão por mais uma vez nos possibilitarem uma das mais importantes coisas do mergulho, estar junto dos antigos amigos e fazer novos amigos.
Milene Ranzolin, José Maurício Queiroz, Sandro Cardoso e Marlise Gehres.

Grande abraço e até a próxima aventura!




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone