ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
RECIFE - Pernambuco - REVEILLON 2012
SAIBA COMO FOI NOSSA VIAGEM A RECIFE NO REVEILLON 2012

Podemos dizer que as expressões “visibilidade de 30 ou 40 metros”, “água quente”, “muita vida” e “naufrágios” geram na maioria dos mergulhadores uma vontade quase incontrolável de cair na água e sair somente quando o LND for alcançado ou o manômetro atingir a reserva.

Foi exatamente isso que aconteceu entre os dias 27 e 31 de dezembro de 2011. A PLANETA MERGULHO, juntamente com 12 amigos, esteve em RECIFE aproveitando todas as belezas dos mergulhos em naufrágios. Fomos acolhidos de forma muito cordial e gentil por toda a equipe da operadora Aquáticos, a quem agradecemos todos os ótimos cinco dias de mergulho.

Foram mergulhos realizados em naufrágios artificiais, como o Lupus, Mercurius, Servemar, e também em naufrágios “naturais”, entre eles o Pirapama, Vapor de Baixo e Rebocador Flórida. Durante todos os mergulhos podemos apreciar uma quantidade significativa de vida e grandes cardumes de peixes que algumas vezes chegavam a envolver completamente os mergulhadores.

Mas a diversidade da vida nesta região de mergulho também nos brindou com outras surpresas como os sete tubarões-lixa que estavam no interior do naufrágio Lupus, a tartaruga do tamanho de um “fusca” durante o mergulho noturno no Pirapama ou ainda a “exibida” raia que durante o mergulho no Vapor de Baixo passeou tranqüila entre os mergulhadores.

Os fotógrafos do grupo aproveitaram a visibilidade, os cenários dos naufrágios e a diversidade de vida produziram grandes fotos. Algumas vezes passando por alguns “apertos” durante as descidas já que praticamente em todos os mergulhos esteve presente uma corrente relativamente forte que dificultava um pouco a descida com o equipamento de fotografia sub. Mas como estes mergulhadores possuíam uma experiência significativa e tiveram a ajuda da equipe de operação da Aquáticos, estes pequenos transtornos foram superados.

Algumas pessoas do nosso grupo mergulharam pela primeira vez em Recife, dentre estes, um grupo realizou os mergulhos de treinamento do curso de Nitrox e outro grupo já era certificado para o uso desse gás. Como todos também eram mergulhadores avançados, tiveram a oportunidade aproveitar os benefícios de maiores tempos de fundo gerados por essa mistura respiratória, o que os permitiu desfrutarem por um período maior cada um dos mergulhos, mesmo durante os mergulhos profundos.

A operadora Aquáticos, além da sua ótima estrutura para mergulhos recreacionais também possui um serviço qualificado para mergulhadores técnicos. Aproveitando essa estrutura nosso grupo também era formado por mergulhadores que puderam realizar mergulhos além dos LND, seguidos da descompressão adequada, o que os permitiu uma exploração ainda maior das belezas dos naufrágios da região.

Belezas essas que puderam ser apreciadas do lado de fora dos naufrágios ou na porção interna de alguns deles através das penetrações. Penetrações que em alguns momentos geraram um nível significativo de adrenalina pelas passagens apertadas e estreitas para os cilindros duplos e de descompressão, mas facilmente superadas pela calma, técnica e experiência desses mergulhadores.

Outra forma prazerosa de “curtir” o azul longínquo do mar de Pernambuco foi a realização de uma ou duas descompressões a deriva, onde os mergulhadores técnicos utilizam os sinalizadores de superfície ao invés do cabo de subida fixo ao naufrágio, e durante o tempo deste procedimento são levados pelas correntes (enquanto são seguidos pela embarcação) e podem apreciar a beleza da imensidão do azul cristalino.

Como nosso período de mergulhos se encerrou no dia 31 de dezembro, não podia faltar a ceia de final de ano. O grupo foi ao supermercado próximo ao hotel e fez algumas compras e no final da noite realizamos uma refeição bastante prazerosa e agradável e após a ceia fomos apreciar o show de fogos na praia de Boa Viagem. Esta nossa comemoração de Revellion com certeza serviu para diminuir as saudades da família e amigos que estavam no Rio Grande do Sul.

Bom, como não poderia deixar de ser, eu termino mais um relato de viagem da Planeta Mergulho dizendo que além dos excelentes mergulhos realizados nós podemos fazer uma das melhores coisas do mergulho, que é estar entre amigos.

Um 2012 mergulhado em felicidades...

Carlinhos
Instrutor da Planeta Mergulho




 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Snorkel Aero Pro silicone