ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
LIVEABOARD EM ABROLHOS....abril/2010

A Planeta Mergulho fez, no mês de abril, vários mergulhos no PARQUE NACIONAL MARINHO DE ABROLHOS, que fica no sul da Bahia. O arquipélago é formado por 5 ilhas de formação vulcânica e em torno delas estão os principais pontos para mergulho autônomo e mergulho livre.

ABROLHOS já foi um local mal falado por navegadores do passado, mas hoje é um verdadeiro playground para mergulhadores!!! O nome ABROLHOS – ABRA OS OLHOS – já era sinal de perigo para os antigos marinheiros.

E nosso grupo ficou 3 dias embarcado neste arquipélago, a bordo de um catamarã. Além do fato do catamarã possuir 2 cascos e balançar muito menos que outros tipos de embarcação, é bastante confortável e a tripulação esbanja alto-astral. É uma embarcação limpa, arejada, sem cheiro a óleo de motor ou umidade.

A rotina de ficar embarcado é uma delícia: você acorda de manhã, olha aquelas ilhas a sua volta e se depara com o café prontinho na mesa, com frutas, pães e cafezinho fumegando! Depois encara um mergulho para iniciar o dia, sem stress, com tranqüilidade e segurança.
Na volta, pode dar uma nadada ou fazer snorkeling. Depois o pessoal da tripulação te convida para o almoço.
Em seguida, como ninguém é de ferro, uma lagarteada ao sol ou uma siesta na cabine é a melhor pedida.
No meio da tarde, começam os preparativos para o outro mergulho. E à tardinha, o programa é curtir o pôr-do-sol e se preparar para o mergulho noturno, que sempre reserva encontros inesperados. Quando retornamos do noturno, a mesa do jantar nos espera e depois de um cafezinho e uma rodada de bate papo....cama...amanhã tem mais!!!

Existem algumas regras para mergulhar no Parque: os mergulhos são guiados, não pode utilizar facas ou luvas, permanecer a pelo menos um metro de distância do fundo e fazer no máximo 3 mergulhos por dia (no caso, de mergulho autônomo).

Os mergulhos em Abrolhos são rasos, raramente superando os 15 metros. Os pontos que vão além desta profundidade são os naufrágios e os chapeirões. A temperatura da água era de 26 graus e a visibilidade variando de 8 a 15mt.

A fauna é marcada por corais-cérebro variados, inclusive uma espécie endêmica da região de Abrolhos. Existem também os CHAPEIRÕES, que são formações de coral que se erguem do fundo e dependendo da maré, afloram na superfície. Parecem grandes cogumelos, habitados por toda flora e fauna típicas da região. Os chapeirões não existem em outro lugar do mundo, somente em ABROLHOS.

Nos mergulhos é comum encontrar tartarugas, lagostas, cardumes de budiões-azuis, frades, badejos, parus-rajados, raias, peixe morcego, barracudas, ciliares, congrios. Ainda tivemos o encontro com uma raia xita no naufrágio Rosalinda e um tubarão no mergulho noturno. SENSACIONAL!!!

Mas nem só de mergulhos vive o mergulhador que vai visitar Abrolhos. Podemos desembarcar na ILHA SIRIBA, acompanhados de um guia/biólogo que vai mostrando flora, fauna e geologia locais. O mais interessante é a possibilidade de ver de perto os ninhos dos atobás brancos e marrons. Eles fazem os seus ninhos no chão e passamos caminhando bem perto deles.

Outro ponto forte da viagem, é desembarcar na Ilha Santa Bárbara (com a autorização da Marinha do Brasil) , subir no enorme farol e participar do ritual de acender suas luzes e de lá de cima curtir a paisagem deste belo arquipélago no litoral da Bahia.

Valeu muito a pena mergulhar em ABROLHOS, é um destino para quem gosta de se surpreender com os mergulhos, e o grupo da Planeta Mergulho curtiu demais a experiência de “viver” em um barco.

Nestes links abaixo estão o vídeo da nossa viagem (dividido em 3 partes) que foi feito pelo mergulhador-cineasta Jean Pierre (Toco) da Diving Vídeos. É só acessar e conferir....

PARTE 1 - www.youtube.com/watch?v=hZhSuarUs60

PARTE 2 - www.youtube.com/user/pierr94#p/a/u/1/vOQAQNObrvs

PARTE 3 - www.youtube.com/user/pierr94#p/a/u/0/X6mtD2kjtZA

FOTOS:
1-Grupo: Elisângela Reghelin
2- Catamarã: Elisângela Reghelin
3- Raia: Flávia Dalla Santa
4- Tubarão: Flávia Dalla Santa
5- Peixe morcego: Flávia Dalla Santa
6- Naufrágio: Flávia Dalla Santa
7- Atobá: Luciana Perez
8- Janela farol: Luciana Perez
9- Ilha: Luciana Perez

ABRAÇOS A TODOS!!!!
EQUIPE DA PLANETA MERGULHO

Planeta Mergulho
CURSOS - EQUIPAMENTOS - VIAGENS
Barão do Amazonas, 226 - loja 230 - Bairro Petrópolis
Porto Alegre - RS - Brasil




 
 Foto Flávia: Anêmona
 Foto Flávia
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Sapatilha Fundive
 
Meia Neoprene Fundive
 
Snorkel Aero Pro silicone