ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
Ilha Grande - Angra dos Reis - Fevereiro 2009

ILHA GRANDE é um destino de mergulho que impressiona, tanto pelo tamanho, quanto pela beleza de sua mata, sua trilhas e seus pontos de mergulho!

Em nossa sexta visita à ilha (minha segunda) fomos recepcionados pela equipe da operadora com um delicioso churrasco de boas vindas em nossa pousada. Situada em um costão, com um deque de madeira delicioso de onde embarcávamos e, até mesmo mergulhávamos, tinha uma vista maravilhosa da baía de Angra!

Já em nossa chegada a ilha, tínhamos a intenção de mergulhar! Como chegamos cedo, não tinha por que perder tempo e não cair na água para explorar o costão da pousada. Eu, particularmente, estava muito curioso, pois a fama era de que aquele era "o melhor" ponto de mergulho de Ilha Grande!

Infelizmente, devido a uma chuvarada na noite anterior, a água em frente a pousada não estava nas melhores condições, então decidimos pular na água para "desestressar" da viagem e passamos o resto da tarde de molho, fazendo um snorkelzinho (que nos deu uma boa impressão do local) e brindando nossa chegada.

Nosso segundo dia, o primeiro de mergulhos, iniciou com uma ida a Praia dos Mero. Apesar de ser um ponto um pouco mais distante, excelente local para encontrar raias, budiões, tartarugas, garoupas e moréias. Infelizmente, nos 5 metros de profundidade nos deparamos com uma termoclina (muito fria, na minha opinião!) que esteve presente em todos os mergulhos, deixando a água, digamos, mais "fresca"! brbrbrbr...

No caminho de volta paramos para nosso segundo mergulho no Saco dos Micos, um belo ponto onde encontrei o primeiro cavalo marinho da viagem! Além disso, realizamos o resgate de um sargentinho e de um caranguejo, presos a uma rede de pesca que derivou e prendeu-se ao costão! Felizmente, ambos salvos, retiramos a rede.

Terminamos a tarde com um bom mergulho no costão do Califórnia, um dos naufrágios mais antigos da ilha que, infelizmente, devido a forte termo não pudemos explorá-lo devidamente e concentramos nosso mergulho no costão repleto de peixes!

Para terminarmos o dia, caímos mais uma vez para nosso primeiro norturno da viagem no costão da Ilhota da Longa, um belo ponto de mergulho aonde encontramos lulas, budiões adormecidos e um dos maiores ermitões que já vi, além de um cação viola!

Em nosso segundo dia de mergulhos, fomos visitar o Pinguino, um dos naufrágios mais famosos do Brasil! Novamente devido a presença de uma forte termoclina, não conseguimos explorar o barco inteiro, pois mantivemo-nos na parte mais rasa onde encontramos um belo cavalo-marinho! Após nosso intervalo de superfície caímos para mergulhar na Laje Branca, o "submarino" de Ilha Grande! Eu chamo a Laje Branca de submarino, pois este parcel com um Farol ao longe parece um submarino na superfície! Abaixo d'água é um mergulho muito tranqüilo, com budiões, frades enormes e belas tocas para se observar à medida em que nadamos ao redor da laje.

A grande surpresa da viagem foi nosso quarto mergulho deste dia. Ao entardecer, saímos do trapiche de nossa pousada para, finalmente explorarmos o costão. Foi um noturno que mostrou-se surpreendente com cavalos-marinhos, tartarugas, vaquinhas do mar, cardumes de cóios, moréias, tocas, corais e espojas lindos! Em uma hora de mergulho vimos de tudo, praticamente no "quintal" de casa!

Em nosso último dia de mergulho fizemos mais três mergulhos diúrnos, iniciando na Gruta do Acaiá, passando pela Laje Alagada e terminando no Costão da Araçatibinha. À noite, enquanto era assado um peixe delicioso para nossa janta de despedida, caímos para mais um noturno no Costão do Betão!

Ao final de nossa estada lá: 12 mergulhos logados!!! De alma lavada retornamos para casa, já bolando novos destinos e com a certeza de que Ilha Grande é um dos melhores destinos de mergulho no Brasil!

Muito obrigado a Kátia, Paulo César, Casemiro, Valério, Liana, Luiz Antonio, Solange, Ciro, Rafa, Débora, Lu, Cris, Gio, João, Ana, Giselda (como poderia deixar ela de fora!) pela parceria nesta aventura e meus parabéns para Débora e Valério pela conclusão do Curso Avançado!
Agradecemos pelas fotos que ilustram esta matéria, que são do Rafa (Rafael L. Rohden) e Débora Maciel.


Até a próxima, pessoal!!
GUI (Guilherme Nonohay) – Instrutor da Planeta Mergulho




 
 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone