ESTRUTURA
 CURSOS DE MERGULHO
 A HISTÓRIA DO MERGULHO
 EQUIPAMENTOS
 CONTATO
  Home  Entre em contato!Verificar carrinho    
 
NOSSAS VIAGENS
GUARAPARI – Espírito Santo – Janeiro 2009

Mais uma vez fomos ao litoral capixaba para mergulhar!
|
Agradecemos as fotos cedidas pelo Gilberto Fonseca e pelo Robson Schuler que ajudaram a ilustrar nossa matéria.

Estivemos no período entre 28/01 e 02/02 em GUARAPARI-ES para explorar dois naufrágios (Victory 8B e o Bellucia), a Ilha Escalvada e as Ilhas Rasas e também para concluirmos os cursos Avançado, Nitrox e Mergulhador Especialista em Naufrágios.

Nosso grupo, composto por 15 mergulhadores, deixou Porto Alegre no dia 28/01 em um vôo para Vitória com escala em São Paulo. Após a chegada em Vitória fizemos uma viagem de cerca de 1 hora até Guarapari, para nos hospedarmos em hotel em frente a Praia dos Namorados.
Nosso primeiro dia de mergulho teve início com um mergulho no naufrágio Victory 8B, um recife artificial afundado em 2003, onde a profundidade varia entre 18 e 34 metros. Neste mergulho podemos avistar uma quantidade significativa de cardumes que usam o naufrágio como refúgio dos predadores. A visibilidade da água estava na casa dos 10 metros e a temperatura era de 22 graus, que representa a necessidade do uso de uma roupa de exposição de 5mm.

O segundo mergulho do primeiro dia foi realizado na Ilha Escalvada uma pequena ilha que abriga um farol. Este mergulho teve profundidade média de 12 metros e condições de água semelhantes ao primeiro mergulho no naufrágio. Tanto neste mergulho como nos mergulhos nas Ilhas Rasas chamou nossa atenção a grande diversidade de espécies de peixes, Frades, Tricolors, Ciliares, Trombetas, cangulos, Cirurgiões, Baiacus entre outros.

Após os mergulhos do primeiro dia o grupo se reuniu em restaurante na beira da Praia dos Namorados para um almoço, onde o cardápio não poderia deixar de ser frutos do mar com uma bela vista de acompanhamento.

Nosso segundo dia de mergulhos teve início novamente pelo naufrágio Victory 8B para continuarmos as atividades envolvendo os cursos Avançado e Especialista em Naufrágios. Neste mergulho a condição de visibilidade manteve-se como no dia anterior com a temperatura da água cerca de 1 grau centígrado maior.

Como atividade para o segundo mergulho fizemos uma exploração na parte interna da Ilha Rasa de Fora, em ponto onde pretendíamos no dia seguinte fazer a porção final de um mergulho em corrente que se iniciaria na porção externa desta mesma ilha. Este mergulho teve profundidade máxima de 12 metros e novamente tivemos o prazer de observar uma grande quantidade e diversidade de peixes.

No final do nosso segundo dia de mergulhos fomos à praia de Meaípe, uma praia localizada a 10 quilômetros do centro de Guarapari, para degustarmos a tradicional Muqueca Capixaba no conhecido Restaurante Cantinho do Curuçá. O destaque da noite foi a Muqueca de Banana e excelente atendimento das garçonetes, principalmente a Tauane. E para surpresa de todos os nomes das garçonetes foram descobertos pelo mergulhador Roger, que como todos nós sabemos é extremamente tímido.

O planejamento do terceiro dia de mergulho era um mergulho no naufrágio Bellucia, naufrágio esse ocorrido em 1903 onde a profundidade varia entre 17 e 27 metros. Contudo quando chegamos ao ponto de mergulho avaliamos que a corrente e a ondulação na superfície tornariam a entrada e saída da água bastante difíceis, uma característica marcante dos mergulhos realizados por nós da Planeta Mergulho em Guarapari. Dessa forma, resolvemos transferir o mergulho no Bellucia para o dia seguinte. Ao invés do mergulho em naufrágio realizamos então, o mergulho em corrente na Ilha Rasa de Fora.

Após o mergulho em corrente voltamos a Ilha Escalvada para o segundo mergulho do dia e também para avaliações das condições para o mergulho noturno que foi realizado neste mesmo dia. O mergulho noturno se caracterizou pela diferenciação da vida noturna e diurna de um mesmo ponto de mergulho e também uma corrente de superfície gerada pelo inesperado aumento da intensidade do vento durante o mergulho. Devido a navegação bem realizada e ao bom desempenho físico dos mergulhadores as dificuldades foram contornadas sem problemas.

Como o mergulho noturno não foi realizado por todos os mergulhadores, o jantar acabou tendo diferentes versões pelos restaurantes do famoso Beco da Fome. Alguns mergulhadores ao invés do mergulho noturno optaram por conhecer a Praia dos Padres, uma agradável praia onde tenta-se ao máximo manter as belezas naturais do local através de medidas como a não instalação de bares e restaurantes.

No ultimo dia de mergulhos devido ao cancelamento de mergulho no Bellucia no dia anterior e a necessidade de um quarto mergulho em naufrágio para conclusão do curso de especialista, o grupo optou pela realização de um primeiro mergulho no naufrágio Bellucia e um segundo mergulho no naufrágio Victory 8B. Neste dia utilizamos misturas de nitrox32 para os mergulhos já que teríamos dois mergulhos em profundidade médias variando entre 27 e 21 metros. Outra opção do grupo foi a utilização de cilindros de 15 litros para ter mos um maior suprimento de gás durante os mergulhos.

Nestes dois mergulhos podemos observar as belezas das formas dos naufrágios associados a grande variedade de vida marinha, um bom exemplo disto foram os cardumes de peixes Enchada integrados aos destroços do Bellucia e os camarões Palhaços que habitam as escadas internas do Victory 8&B. Como um presente de despedida a temperatura da água atingiu a casa dos 23 ou 24 graus, aumentando bastante o conforto durante os mergulhos.

Ao final desta viagem tivemos alunos formados como mergulhadores avançados, mergulhadores especialistas em Naufrágios e Nitrox... e todo o grupo adquiriu experiência com as situações de mergulho com condições de superfície mais complexas do que em mergulhos realizados em locais como o Caribe ou Fernando de Noronha.

Saudações capixabas a todos!
CARLINHOS - instrutor da Planeta Mergulho




 
 Galera do noturno
 
 
 

NOSSAS VIAGENS


Bota neoprene
 
Meia Neoprene Fundive
 
Nadadeira Seasub
 
Snorkel Aero Pro silicone