Saiba como foi nossa saída especial para o ARVOREDO.
A ilha do ARVOREDO fica a 11km da costa norte de Florianópolis, Santa Catarina. Ela faz parte da Reserva do Arvoredo que é composta ainda pela Ilha das Galés , Calhau de São Pedro e Ilha Deserta.
O lado sudoeste da Ilha do Arvoredo não faz parte da reserva e está liberado para mergulhos. Nos dias 14 e 15 de março, nossa programação foi mergulhar em pontos onde normalmente não se mergulha quando as escolas levam alunos em treinamento de curso básico.
O grupo da Planeta Mergulho era composto por mergulhadores avançados e nossa intenção era usufruir de tudo que o Arvoredo pode oferecer em mergulhos diferenciados.
Começamos com a Ponta Sul, mas sem chegar nas cavernas e terminando no Saco do Vital.
Nos surpreendeu a temperatura da água. Alguns computadores marcavam 26ºC e outros 27ºC...isso fez alguns mergulhadores lamentarem não terem trazido roupa de 3mm.
Nos mergulhos, nos deparamos com cardumes de várias espécies...nos chamou a atenção um cardume de peixes de cor vermelho intenso que identificamos como Olho-de-cão. Estes serviram de modelo para os fotógrafos do grupo.
No noturno, que fizemos no Saco do Vital, quem posou para as lanternas e flashes foram as moréias pintadas e moréias verdes...vimos uma quantidade considerável delas.
Outro destaque foi o cardume de lulas que gostaram das luzes das nossas lanternas.
Quem também estava presente no noturno era a Lebre-do-mar, que lembra o nudibrânquio chamado Bailarina Espanhola. E era muito grande....!!!!
Muitos caranguejos foram avistados e um chamou a atenção pois não tinha a pata dianteira direita e andava cambaleando entre as pedras. Pode ser o sobrevivente de um ataque!!!
E para fechar este notuno, foi muito legal subir e testemunhar um céu muito estrelado, cortado de quando em quando pelo feixe de luz do Farol do Arvoredo.
No domingo de manhã, com um vento nordeste soprando, a lancha parou bem na ponta sul do Arvoredo. A turma caiu na água e desceu direto nas cavernas. Ah!!!!....aí foi um passeio entre cavernas e tocas de dar gosto. Muito peixe grande....enormes garoupas, frades, pargos que ao perceberem nossas bolhas, se escondiam entre as fendas. Destaque para um cardume de dezenas de peixe Xaréu que fizeram um balett deixando toda a turma de olhos arregalados.
Peixe-morcego, tartaruga, salemas, moréias de novo (e bastante), piranjicas e um peixe grande solitário que estava passando por uma “sessão de limpeza” com vários peixinhos lhe prestando serviço.
Pelas características do final de semana: água quente, visibilidade de 10 a 12mt, pontos de mergulho escolhidos a dedo e muita vida marinha... nos sentimos privilegiados por podermos testemunhar tudo que o Arvoredo pode oferecer mesmo que seja do lado que não é reserva.
Com o sucesso desta saída diferenciada, estaremos realizando outras excursões com esta intenção no decorrer do ano.
Tomara que você possa estar com a gente na próxima!!!
As fotos são de João Paulo Cauduro Filho e da Tamara Mucenic.
Abraço a todos....
Equipe da Planeta Mergulho
PLANETA MERGULHO
CURSOS – EQUIPAMENTOS – VIAGENS
www.planetamergulho.com.br
Fone: (51)3330-3172 ou (51)9697-8851
E-mail: planetamergulho@planetamergulho.com.br
|
|