As provas de apnéia foram realizadas em quatro modalidades “indoor” (em piscina):
Apnéia Estática: maior tempo parado sem respirar.
Apnéia Dinâmica com Nadadeiras: maior distância percorrida sem respirar com auxílio de nadadeiras.
Apnéia Dinâmica sem Nadadeiras: maior distância percorrida sem respirar e sem o auxílio de nadadeiras.
Apnéia Dinâmica Sprint 25m: prova inédita .
O clima de companheirismo, o apoio da torcida, a segurança e organização do evento, além da determinação dos atletas, foram fundamentais para a conquista de NOVE RECORDES ESTADUAIS e DOIS RECORDES BRASILEIROS, além de TRÊS POSIÇÕES NO DISPUTADO RANKING MUNDIAL – AIDA TOP 10.
A prova de APNÉIA ESTÁTICA foi emocionante e o incentivo do público ajudou os atletas a se superarem. O destaque desta prova foi a atleta Karol Meyer com o tempo de 6’52”, conquistando o primeiro lugar no evento e, também, o primeiro lugar no ranking mundial da AIDA Internacional. Parabéns, KAROL!!!
No masculino, o primeiro lugar ficou com o atleta Ricardo Bahia com o tempo de 6’48”, seguido pelo francês Walid Boudhiaf com 6’27” e por uma consistente performance do atleta catarinense Fernando Seemund, com 5’12”.
Na prova de DINÂMICA COM NADADEIRAS feminino, a atleta Briguitte Latuf superou sua própria marca, homologando para o RS o novo recorde de 74m nesta categoria.
Já o atleta estreante do Corpo de bombeiros, Luis Fernando Chaves, superou em 1m a marca gaúcha na Dinâmica sem nadadeiras: 61m foi seu desempenho. Entretanto, numa emocionante disputa, o atleta Ricardo Branco, entrou na água e percorreu 66m.
Para o Rio Grande do Sul, Ricardo Branco homologou a marca de 81m na Apnéia Dinâmica com Nadadeiras e 66m na apnéia dinâmica sem nadadeiras.
Santa Catarina ficou com as quatro marcas de dinâmica em família. O casal catarinense Quirino J. Lopes Neto e Camile Monique Probst homologaram para seu estado as marcas de 102m e 83m na Apnéia Dinâmica com Nadadeiras, respectivamente, e 75m em ambas as categorias na Apnéia Dinâmica sem Nadadeiras.
Archimedes Garrido, do estado de São Paulo quebrou o recorde estadual na Apnéia Dinâmica sem Nadadeiras, com a marca de 86m e garantindo o 2º lugar nesta prova.
O atual recordista brasileiro Ricardo Bahia superou suas marcas, realizando 157m na Apnéia Dinâmica com Nadadeiras e 125m na Apnéia Dinâmica sem Nadadeiras, conquistando também o disputado posto de TOP 10, com um 7° lugar no ranking mundial da AIDA. Parabéns, BAHIA!!!
O francês Walid Boudhiaf, forte concorrente em todas as disciplinas, infelizmente cometeu faltas, mas ainda assim, garantiu dois lugares no podium, realizando também o 2º lugar na apnéia Dinâmica com Nadadeiras.
No feminino, Karol Meyer venceu também as provas de dinâmica e, novamente, alcançou a lista das TOP10, com o 7° lugar no ranking mundial da AIDA na modalidade Apnéia Dinâmica sem Nadadeiras, conquistada com a marca de 91m.
|
|
Apnéia Estática |
|
Dinâmica c/Nadadeiras |
|
Dinâmica s/nadadeiras |
|